Índice de Dinâmica Econômica Local é apresentado pelo NUPERJ na UENF

O Nucleo de Pequisa Econômica do Rio de Janeiro – NUPERJ, reuniu nesta segunda feira, 3 de julho, na UENF, importantes lideranças regionais do setor acadêmico, da saúde, do setor público municipal, Legislativo Estadual, do setor hídrico, além de pesquisados da UENF, UFF, UFRRJ, UCAM, IFF e estudantes, para à apresentação do Índice de Dinâmica Econômica Local – INDEL. Segundo o economista Alcimar Chagas o índice, estruturado pelo NUPERJ, tem a finalidade de facilitar a formulação de políticas públicas, a partir do conhecimento mais aprofundado sobre a estrutura do sistema econômica local.  

Foram apresentados os fundamentos norteadores do índice, a sua metodologia e a sua aplicação nos municípios da região Norte Fluminense. O objetivo fundamental ´do metodo, segundo o autor, é entender o padrão relativo de dinâmica econômica interna, dada uma determinada estrutura econômica local.

Na apresentação dos resultados, as comparações entre os municípios da região descortinaram alguns elementos que se constituíram como surpresa para os presentes. Municípios com grandes orçamentos não observaram bem as suas potencialidades tradicionais e teoricamente apresentaram baixa produtividade econômica e, consequentemente, uma condição de dinâmica abaixo das expectativas. Por outro lado, municípios com pequenos orçamentos que cuidaram melhor de suas potencialidade internas, acentuaram seu padrão de dinâmica econômica, fato para muitos ignorado.

Segundo o economista e professor da UENF Alcimar Chagas, a ferramenta é de fundamental importância para os gestores municipais, que podem solicitar uma discussão mais dirigida sobre o arcabouço de estrutura do índice e a sua aplicação no sistema econômico local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024