Democracia e Direito de Propriedade: ações contraditórias em São João da Barra

O direito de propriedade, dentre outros, constituem a base da democracia, regime que norteia as relações de vivência no Brasil. E São João da Barra? É Brasil, porém as últimas notícias sobre desapropriação no quinto distrito indicam um caminho em outra direção. Nossa análise se baseia na publicação do jornal O Diário sobre o ato de desapropriação, promovido pelo Estado, de uma proprietária de 94 anos. Nenhum aspecto sociocultural foi levado em conta por esta decisão coercitiva e o valor atribuído à propriedade é simplesmente um escândalo. Uma área de 7.173 m2 desapropriada por R$ 178 mil, ou seja, R$ 24,81 por m2. Outra aberração é a finalidade da ação. Para uso de empresas ricas que não precisam de áreas desapropriadas de trabalhadores que dedicaram uma vida em atividades agrícolas de subsistência e criando os seus filhos com extrema dificuldade. É importante entender que o atual momento de transformação constrói um processo inflacionário, onde os preços da terra sobem fortemente em função da especulação imobiliária na área urbana e rural. A expectativa é de que os desapropriados passem por dificuldades neste novo contexto que se forma, já que a sociedade local se apresenta desestruturada, onde somente grupos políticos conseguem se articular em defesa de seus interesses. Sem mudanças mais consistentes, o cenário futuro é preocupante.

Comentários

  1. O mesmo jornal divulga que a prefeita e o governo do estado junto com empreendedores mantem o direito a propriedade, mencionado que será negociado com a CODIN cada propriedade do 5º Distrito após reunião do último dia 30/07. Essa informação procede ou é mais uma forma de iludibriar os agricultores.

    ResponderExcluir
  2. A dúvida sobre a atitude tomada pela prefeita e pela Sr Sérgio Cabral acredito ser somente política, pois se a prefeita tivesse preocupação com os Agricultores não teria feito o decreto na calada da noite. Acredito ser somente atitude eleitoreira...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024