O legado do Projeto Capacitar para Transformar em São João da Barra


Foto: Ramon Mulin

A experiência do projeto de extensão "Piscicultura Integrada no cultivo de Tilápia em São João da Barra" foi publicada pela editora Novas Edições Acadêmicas. O projeto funcionou de 2004 a 2010 no Balneário de Atafona e recebeu financiamento do Programa Fome Zero da Petrobrás que permitiu a construção das instalações hoje ocupadas pela Capitania dos Portos. 
Apesar de descontinuado em função do desinteresse do poder público, já que o mesmo tinha cunho social, o conhecimento gerado pelo projeto é um legado importante. A publicação do livro "Instruções para o cultivo de Tilápias em Tanques Forrados com Plástico", organizado por Ana Paula Ribeiro Costa Erthal (doutora em Zootecnia e especialista em piscicultura pela UENF), Milton Erthal Junior (doutor em Agronomia e professor do IFFluminense) e Alcimar das Chagas Ribeiro (economista, doutor em Engenharia de Produção e professor da UENF) materializa  essa rica experiencia que está disponível para ser replicada em qualquer outro lugar com as mesmas características.
Uma outra comprovação do legado do referido projeto está nas recentes experiências do cultivo da Tilápia em tanques de concreto em Grussai e Mato Escuro. Trata-se de um avanço tecnológico bastante promissor, porém dentro das premissas traçadas pelo projeto original. Essa mesma experiência acabou de ser publicada em novembro no Simpósio de Engenharia de Produção em Bauru - SP.
Os interessados podem fazer contato através do blog Economia Norte Fluminense. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024