IBGE mostra o novo retrato do Brasil rural


O retrato agropecuário do Brasil divulgado pelo IBGE, em função da conclusão dos resultados do censo de 2006, apresenta um quadro com certas dificuldades. A baixa escolaridade continua sendo um grande problema. Mais de 80% do produtores rurais são analfabetos ou não concluiram o ensino fundamental. Uma outra questão importante é a restrita orientação técnica, de origem governamental, que atinge somente 43% dos estabelecimentos, cuja área média dos assistidos é de 64 hectares.
Um outro aspecto observado, de natureza antropológica, é a dificuldade de adaptação dos jovens criados na área rural, nos centros urbanos. Muitos acabam desistindo de universidades ou trabalho em grandes empresas e retornam a sua origem para ajudar nos negócios de família. A nova geração rural tem contribuido para melhoria técnica nos processos de produção agropecuária.
Esse diagóstico pode melhorar o entendimento das questões relacionadas ao novo ciclo de mudaças que ocorre em São João da Barra por conta do complexo portuário. As decisões sobre capacitação profissional ou mesmo a desapropriação de terras no Açu devem ser avaliadas com base elementos dessa natureza para que problemas futuros possam ser evitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024