Investimento é indutor de riqueza?
A empresa LLX, empresa do grupo EBX, divulgou que o investimento realizado na construção do porto do Açu, iniciado em 2007, somou R$1,8 bilhão. Somado a este valor, o investimento público nos municípios do entorno do porto, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, somou 956,9 milhões, conforme gráfico ao lado. Os dados indicam que em aproximadamente 3 anos e meio, esta região recebeu pelo menos R$2,8 bilhões de investimento. Neste caso, impactos positivos deveriam ter sido aflorados.
Pois é, interessantes esses dados, mais interessante é o que eles representam, grosseiramente falando: para onde foram tantos recursos? Tem hora que me vejo nas mesmas cidades de 10 anos atrás, e até Campos que tem alguns investimentos visíveis ainda são bastantes tímidos, SJB então nem se fala. Vamos aguardar os próximos anos para ver o que vai dar.
ResponderExcluirDenis, esses dados induzem a reflexão e este é o propósito. Na verdade a região contraria alguns preceitos econômicos importantes.
ResponderExcluirPolítica, deveria ser uma arte, apresentado oportunidades a todos os cidadãos, afinal ela foi criada com este objetivo.
ResponderExcluirInfelizmente os investimentos ficam restritos a uma pequena parcela de empresas e pessoas, dificultando o desenvolvimento local, cabe aos eleitos resolverem esse problema, criando de forma objetiva projetos com números mínimos de contratações, melhorias e arrecadação de impostos.
O mundo sempre foi assim, o máximo que conseguiremos é melhorar um pouco, então vamos a luta ?
É verdade Gomes, o governo precisa exercer um papel mais pró-ativo na interação com os atores sociais e produtivos, de forma a induzir um estagio de desenvolvimento local. Neste caso o conhecimento, tanto formal como informal, é peça fundamental para um modelo de exito.
ResponderExcluir