Receitas de royalties, minério, etc.....e ai?

Os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra lutam por royalties de minério de ferro e o município de Macaé luta para aumento dos investimentos na Bacia de Campos. Louvável o esforço, entretanto na direção oposta a real concretude do bem estar dos munícipes desse território. 
Muito simples, o aumento das receitas orçamentárias, oriundas dessas atividades, não garante benefícios para a sociedade local. Essa afirmação está fundamentada na exploração da mesma Bacia petrolífera a quatro décadas, gerando um volume substancial de recursos aos cofres públicos, os quais transformaram esses mesmos municípios entre os muito ricos do País quando o indicador é o PIB per capita. Quanto ao minério de ferro, São João da Barra tem uma experiencia de dez anos sem nenhum beneficio aos cidadãos. Por mais que o caixa do governo aumente, não garante uma melhor condição de bem estar para as pessoas. Outros indicadores estão disponíveis, mostrando que esse quadro é real. 
Meus amigo, a saída é o trabalho produtivo. É o planejamento das potenciais atividades econômicas sob domínio do espaço local, combinando conhecimento cientifico, gestão e comprometimento politico na implementação de ações efetivas em direção ao desenvolvimento local. Isso não é coisa para amadores!
Não se enganem, o resto é falácia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024