Evolução do emprego nos municípios com mais de 30 mil habitantes na RNF

O município de Campos dos Goytacazes merece uma avaliação mais aprofundada. Observe no gráfico a seguir, a trajetória dos saldos de emprego ao longo do ano de 2009.

É inegável que o emprego no município é fortemente dependente da atividade sucroalcooleira, mesmo considerando as dificuldades com que convive o setor. No primeiro trimestre do ano, o município contabilizou resultados negativos de emprego. Com o início da safra em abril, o resultado neste mês alcançou 1.008 empregos líquidos, cuja participação do setor agropecuário foi de 75,19%. No mês de maio o resultado continuou positivo, alcançando o seu pico em junho, onde o saldo de emprego alcançou 1.663 admissões líquidas, com a participação do setor agropecuário em 67,47%. No quadrimestre julho a outubro, apesar dos saldos declinarem levemente, continuaram positivos. Nos meses de novembro e dezembro, já com a finalização da safra de cana-de-açúcar, os resultados voltaram a a ser negativos. Em novembro o município perdeu 1.034 empregos em função da demissão de 1.035 trabalhadores e em dezembro perdeu 2.414, sendo o setor responsável por 1.342 desligamentos.
A presente evolução do emprego no município mais importante da região deve se constituir em um elemento de discussão importante, já que diversas estratégias vem sendo discutidas pelo Fundecam no ambito do fomento financeiro a projetos estruturantes e de pequenos negócios.
Comentários
Postar um comentário