Refletindo sobre estratégias indutivas do bem estar coletivo
Pesquisas aplicadas, realizadas pelo
LEPROD-UENF, tem mostrado a existência de gargalos importantes no tecido
sociocultural da região Norte Fluminense. Verifica-se uma sociedade com perfil
individualista, postura reativa, forte dependência ao poder público,
"míope" valorização institucional, acirradora de vaidades, com dificuldade
em pactuar ações de âmbito coletivo.
A intervenção nesse quadro é essencial, porém
muito complexa. A fragilidade dos organismos, em pactuar ações relevantes em
benefício do coletivo, isola agentes e atores, que fraquejam individualmente no
campo da competição via mercado. Neste caso, estratégias no sentido de
estimular a mudança de comportamento, podem representar um instrumental
poderoso para a necessária transformação local.
Tenho exercitado essa situação a partir do
projeto "Resgate e Disseminação da História Local: uma estratégia para a mudança
sociocultura e econômica". O mesmo ocorre em Atafona - São João da Barra,
cuja motivação se deu no encerramento do projeto de piscicultura integrada,
refém dessas mesmas mazelas sociais já indicadas.
No presente projeto tenta-se estimular a
comunidade, a partir do resgate da história local, já que o desconhecimento desprende
o indivíduo das raízes, das referencias importantes e da sua cultura. Esse
elemento solto e desprovido de qualquer relação com o seu meio, se transforma
num ser involutivo.
A pesquisa, realizada por estudantes do
ensino médio da escola pública, tem sido disseminada em seminários e palestras,
com a obtenção de resultados valiosos. A começar pelo substancial envolvimento
desses estudantes que, com muita aplicação, adquiriram um conhecimento
importante da história local, e se esmeraram, didaticamente, para levar adiante
os mesmo conhecimentos. O crescimento do grupo, em função de sua aproximação à
pesquisa e extensão, além de um maior entendimento do funcionamento da
universidade pública, sem dúvida, farão diferença em sua formação profissional.
Um outro resultado importante, foi a
"contaminação positiva" no âmbito da escola, onde professores e
diretores, dada a relevância do projeto, decidiram por sua oficialização no ano
letivo de 2013. Assim, os seminários se expandiram para todas as classes do
ensino médio e do ensino fundamental, onde métodos lúdicos foram utilizados para
incentivar a participação e auxiliar no processo de aprendizado.
A próxima etapa do projeto avança para a
publicação e divulgação de uma cartilha ilustrada sobre aspectos importantes da
história local, cujo objetivo é aproximar os indivíduos da sua origem e, como
consequência, criar laços que fortaleçam o senso de pertencimento,
possibilitando maior valorização da cultura local. Esta base estabelece
condições de avanço socioeconômico.
Comentários
Postar um comentário