A baixa produtividade leiteira na região Norte Fluminense é desperdício de recursos
A produtividade leiteira (litro/vaca) em 2016, nos principais municípios do estado do Rio de Janeiro, apresenta um quadro nada animador para a região Norte Fluminense, segundo maior estoque de vacas ordenhadas no estado. Cada vaca produziu 764,16 litros no ano, tendo Campos dos Goytacazes contribuído negativamente com uma produtividade de 960 litros/vaca. A região Noroeste Fluminense apresentou uma produtividade 48,89% maior do que a região Norte Fluminense.
Na comparação entre a produtividade de Campos dos Goytacazes (a menor entre os municípios selecionados) e a maior pertencente ao município de Barra Mansa, com 2.709,94 litros/vaca, podemos observar uma diferença de 182,29% em favor do segundo município.
Baseado nos indicadores apresentados, existe um amplo espaço para melhoria da produtividade na região. Potencialmente o Norte e Noroeste Fluminense contam com uma atividade relevante, já que o estoque de vacas ordenhadas representou 54,72% em relação ao estado no ano de 2016. Apesar da importância em quantidade, a sua produtividade ficou abaixo da produtividade do estado e do país.
Comentários
Postar um comentário