O estoque de emprego formal nos principais municípios da região Norte Fluminense

Os três principais municípios da região Norte Fluminense perderam 22.754 empregos em 2016 com base em 2015, segundo o Ministério do Trabalho. Macaé perdeu 12.079 empregos, equivalente 8,69% do estoque total. Campos dos Goytacazes perdeu 8.588 empregos ou 8,69% do estoque total, enquanto São João da Barra perdeu 2.087 empregos ou 19,97% do seu estoque total no mesmo ano.
Setorialmente, os serviços com 40,07% e o comércio com 27,78% do emprego total em 2016 se destacaram em Campos dos Goytacazes. Em Macaé, os setores que predominaram foram o de serviços com 36,10% e a extrativa mineral com 16,84% dos vínculos totais, enquanto em São João da Barra os setores que predominam foram a administração pública com 33,27% e serviços com 25,07% do total de vínculos em 2016.
Observem que o setor de comércio em Campos apresentou uma participação relativa equivalente a  mais do dobro dos outros municípios. A sua condição espacial de centralidade fortaleceu o seu comércio, além da infraestrutura pública sediada no município.
Outro aspecto que chama a atenção é a relevância do setor de serviços em Campos e Macaé. Em Macaé associado a atividade petrolífera, com maior qualificação e maior rendimento, enquanto em em Campos dos Goytacazes, com exigência de menor quilificação e, portanto, rendimento mais baixo. 
Finalmente, o setor de administração pública em São João da Barra é extremamente alto, caracterizando a falta de oportunidade de trabalho nas atividades  do setor produtivo provado.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024