A Região Norte Fluminense vista pelo Índice de Desenvolvimento Municipal da FIRJAN

A tabela ao lado apresenta os indices de desenvolvimento municipal - IFDM da FIRJAN, referentes a 2007 e divulgados em setembro de 2010. A metodologia leva em consideração as funções de emprego e renda, educação e saúde, cujos índices variam no espaço de 0 a 1. O destaque no Estado do Rio de Janeiro é Macaé que ocupou o primeiro lugar, com o indice de 0,9038.
Nas dez primeiras colocações no Estado, somente Macaé, na Região Norte Fluminense, figura com o maior indice.
O gráfico abaixo apresenta os dez maiores índices de desenvolvimento municipal no Estado do Rio de janeiro. Conforme podemos verificar, municípios da região sul, desprovidos de royalties de petróleo, ocupam lugares de destaque no ranking do Estado.


Segundo a Firjan, 31,4% dos brasileiros , ou 57 milhões de pessoas viviam em cidades de alto desenvolvimento, enquanto 22% ou 40 milhões ainda não tinham serviços de qualidade na educação e na saúde e nem acesso a um mercado formal de trabalho estruturado.

Dos 5.564 municípios do país, apenas 4%, ou seja, 226 cidades oferecem estudo de qualidade, saúde e elevado nível de formalidade no emprego. As melhores cidades do país estão no Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024