Projeto de Extensão da UENF é apresentado a Capitania dos Portos em São João da Barra



O Projeto de Extensão da UENF, “Resgate e disseminação da história local: uma estratégia para a mudança sócio-cultural e econômica, coordenado pelo professor Alcimar Chagas, foi apresentado nesta terça, 29 de janeiro, ao corpo de profissionais da Capitania dos Portos de São João da Barra. Com a finalidade de apresentar alguns aspectos da história local a esses profissionais recém chegados no município, os bolsistas Chrisson Monteiro e Débora Longue focaram a discussão nos seguintes tópicos: formação histórica de São João da Barra, desenvolvimento da pecuária, o longo ciclo portuário que modernizou a economia e a cultura local, declínio e desmonte da atividade e a presente fase de transformação por conta da construção do Porto do Açu. 
A explanação gerou um importante debate com uma ampla participação dos militares que, apesar de pouco tempo na cidade, demonstraram grande conhecimento sobre a sociedade local. Temas como: necessidade de maior envolvimento da sociedade, planos de investimento em educação e incentivo ao interesse coletivo, afloraram e contaram com a substancial contribuição do jornalista e historiador Carlos Sá. O jornalista ainda ampliou a discussão sobre o ciclo portuário, acentuando os graves problemas operacionais e de gestão durante a sua vigência e sobre o período de decadência econômica com o desmonte da atividade no final do século XIX. Ficou patente que a abolição da escravatura, a chegada da linha férrea, o forte interesse política na atividade e o assoreamento dos canais de navegação inviabilizaram a continuidade do ciclo portuário, jogando a cidade numa recessão profunda.
Esta primeira ação, segundo a coordenação do projeto, materializa o esforço de parceria entre a função de Extensão da UENF e a Capitania dos Portos de São João da Barra que, seguindo os seus objetivos, buscarão formular projetos institucionais em benefício do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024