A UENF em interação com a escola pública em Atafona - São João da Barra
Os alunos da escola
pública Newton Alves de Atafona – São João da Barra visistaram as instalações do Projeto Capacitar e tiveram a oportunidade de
conhecer melhor a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF,
seus cursos e alguns de seus projetos de intervenção na região, com objetivo de
melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A geógrafa Nilza Franco,
coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares – ITEP,
acompanhada de seus bolsistas, apresentaram aos alunos a idéia realacionada a
incubadora de negócios, os fundamentos da economia solidária e como iniciativas
a partir do uso de recursos rejeitados, podem melhorar a vida de grupos de
pessoas no campo do trabalho.
Na ocasião, pelo
menos três projetos de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) se articularam em torno de potenciais ações compartilhadas. O projeto da incubadora
de empreendimentos populares, coordenado pela geográfa Nilza Franco, o projeto de resgate da história local coordenado
pelo professor Alcimar Chagas e o projeto de cidadania coordenado pela
professora Wania Mesquita, identificaram pontos comuns e garantiram trabalhar estratégias conjuntos, de maneira a fortalecer a presença da universidade na minimização dos problemas socioeconômicos locais.
Quero parabenizar o mestre Alcimar por suas iniciativas em prol do povo de nossa terra. É seguidor realmente da premissa do saudoso Darcy Ribeiro, qual seja, a universidade sem muros!
ResponderExcluirTu sabes que sou teu admirador e amigo! Sou amigo da escola Newton Alves também! À propósito, a Prefeita Carla Machado está firmando um convênio com o UPEA, através de Vicente Santos, para a o cultivo de tilápia no município. O Pojeto Capacitar não poderia estar junto nesta empreitada?
Grande e fraternal abraço!
Andre Pinto
Meu amigo André, seus elogios são muito importantes para mim. Também sou seu grande admirador pelo seu comportamento, sua educação, sua integridade e inteligência. Como você, sou amigo também da nossa cidade e sempre encontramos alguma forma de contribuir, mesmo que as ações representem um pingo numa cachoeira. É o que podemos dar, não é isso? Quanto ao cultivo de tilápia, tenho a expectativa de resgatar o projeto quando tivermos um ambiente mais propício e favorável a evolução da atividade. Sei que é viável, entretanto a sua evolução depende de apoio institucional.
ResponderExcluirAproveito para lhe convidar para fazer uma palestra sobre a história de São João da Barra no projeto que estamos desenvolvendo com os alunos do Newton Alves.
Um grande abraço do amigo Alcimar Chagas
É isso aí, nosso amigo Alcimar sempre empreendedor e sempre preocupado em levar a Universidade até a comunidade. Espero que o trabalho da Nilza de frutos e que possamos ter várias incubações em SJB!!!
ResponderExcluirMeu amigo João Almeida, você tem uma papel importante nessa processo. Espero poder contar com os seus amplos conhecimentos nessa empreitada. Você também representa a "alma" empreendedora da universidade moderna que queremos, um agente pró ativo e comprometida com o desenvolvimento regional. Abraços
ResponderExcluir