Turismo ecológico
A estratégia em usar recursos naturais locais para potencializar desenvolvimento econômico faz parte do moderno receituário utilizado em todo mundo. O município de São João da Barra, neste aspecto, é privilegiado em função da beleza do seu delta, dentre outros recursos naturais, que devem possibilitar o fomento de atividades para a geração de riqueza.
Atualmente a atividade econômica desenvolvida no rio Paraíba é a pesca artesanal que se encontra em franca decadência, em função do processo de sobrepesca e da alta poluição do seu leito. A escassez do produto pesqueiro tem contribuído para o aprofundamento da pobreza, já que o pescador apresenta uma certa dificuldade em mudar de atividade.
Assim, o exercício de pensar estrategicamente atividades no contexto do turismo ambiental pode contribuir para reverter o atual quadro de paralisia da economia local.
Assim, o exercício de pensar estrategicamente atividades no contexto do turismo ambiental pode contribuir para reverter o atual quadro de paralisia da economia local.
As imagens abaixo confirmam a beleza natural do delta da bacia do Rio Paraíba do Sul no município de São João da Barra.
Fotos: Carlos A. A. de Sá
Matéria muito relevante.
ResponderExcluirConcordo. Realmente é preciso investir e preservar o potencial natural da cidade.
ResponderExcluirMestre Alcimar,
ResponderExcluirMuito bem colocada a questão do turismo ecológico em nosso município. há uma necessidade latente na profissionalização do turismo com essa vertente - segmentação turística - e todos nós temos que fazer nossa parte, evidentemente. Você trouxe à tona um tema muito interessante, alíás, temos uma sanjoanense chamada Helma Loureiro que fez uma excelente monografia para a UNOPAR de Campos sobre o turismo ecológico e obteve nota 10 da banca examinadora! Vemos algun s exemplos de sucesso por aí afora e por que não buscarmos trazer para cá!? Veja o Diney com sua escuna da Pousada Rio Sol, veja o carioquinha com sua jardineira e por aí vai...
Grande abraço
Andre Pinto
André Pinto,
ResponderExcluirNão sou da região, mas venho acompanhando alguns fatos que ocorrem no município de Quissamã. Talvez seja o caso de se unirem àquele município para aproveitarem a experiência deles.