Demanda por aço na China encolhe pela 1ª vez em 14 anos



JORNAL O GLOBO
DALIAN - O consumo de aço na China caiu neste ano pela primeira vez desde 2000 devido ao menor crescimento econômico, levando a um excedente de minério de ferro no país e à queda de mais de 40% nos preços da matéria-prima.

Mas as grandes mineradoras globais como Vale e Rio Tinto, que investiram bilhões de dólares para elevar a produção e vender mais minério de ferro para a China, se mantêm convencidas de que a demanda chinesa ainda não chegou ao pico, uma vez que se espera que o processo de urbanização dure ao menos outra década no país.

O consumo aparente de aço bruto na China, maior consumidor e produtor da liga, caiu 1,9% para 61,9 milhões de toneladas em agosto na comparação anual, disse Wang Xiaoqi, vice-presidente do Conselho da Associação de Ferro e Aço da China, em uma conferência do setor.

— Há muitas razões para isso, a economia desacelerando e passando por reestruturações. Os setores que consomem aço cortaram sua demanda — disse Wang nesta quinta-feira.

Com o crescimento da China focado agora no consumo e não no investimento que alimentou a expansão massiva do setor de aço ao longo de anos, Wang disse:

— Daqui em diante, a produção doméstica de aço e o consumo não crescerão em linha com o crescimento econômico.

O consumo de aço da China recuou 0,3%, para 500 milhões de toneladas, nos primeiros oito meses do ano, disse.

PEQUENAS MINAS FECHAM APÓS QUEDA NOS PREÇOS

A economia chinesa teve um início de ano fraco, com o crescimento do primeiro trimestre desacelerando para uma mínima em seis trimestres de 7,4%. Pequim respondeu com uma enxurrada de medidas de estímulo que elevaram o ritmo ligeiramente para 7,5% no segundo trimestre, mas dados fracos de julho e agosto sugerem que o impulso está se desvanecendo rapidamente.

Cerca de 70% de pequenas minas de minério de ferro da China na província de Hebei, a maior produtora, fecharam após o acentuado declínio dos preços ter inviabilizado a continuidade das operações, disse um representante do setor nesta quinta-feira.

As mineradoras de minério de ferro em outras províncias como Anhui e Jiangsu também não estão mais produzindo, afirmou Gao Yan, vice-secretário geral da Associação de Minas Metalúrgicas da China, em uma conferência do setor.

"Essa questão é importante para o porto do Açu que estreia no embarque de minério de ferro. Devemos esperar tempestades prolongadas na relação com a China"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A trajetória de uma rica atividade que se transforma em maldição

A alocação de grandes volumes de recursos financeiros garante qualidade na educação?

A região Norte Fluminense gerou 9,8 mil vagas de emprego no período de janeiro a agosto de 2024